Harry Potter e o Cálice de Fogo Bartô Crouch Jr. Severo Snape Sirius Black Rony Weasley Rita Skeeter Pedro Pettigrew Minerva McGonagall Cho Chang Vitor Krum Olho-Tonto Moody Lúcio Malfoy Hermione Granger Harry Potter Rúbeo Hagrid Fleur Delacour Alvo Dumbledore Draco Malfoy Cedrico Diggory Harry Potter e o Cálice de Fogo

Coleção Oficial de Personagens de "Harry Potter"

Bastidores

Colaboração para a Folha Online

Namoradinha invejada

J.K. Rowling insistiu em que a intérprete de Cho Chang fosse desconhecida. O papel ficou com a escocesa Katie Leung, 18 anos, escolhida entre 5.000 garotas, mesmo sem nunca ter estudado teatro. Katie sofreu ataques na internet de fãs com ciúme de Daniel Radcliffe. Entre os sites que a ofendiam, muitos questionavam sua aparência. Radcliffe defendeu: "Ela é bonita e legal".

Versão econômica 1

Mike Newell, o primeiro diretor britânico da série, recebeu U$ 1 milhão para dirigir o filme, enquanto Chris Columbus embolsou U$ 10 milhões, além de porcentagem do lucro, para dirigir "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), segundo o site IMDb, principal arquivo sobre a indústria mundial do entretenimento. Newell foi escolhido após Alfonso Cuarón recusar o convite. Na época, Cuarón ainda estava dirigindo "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004).

Versão econômica 2

Mike Newell disse que no início da produção teve problemas por causa do orçamento, estimado em 74 milhões de libras (cerca de R$ 285 milhões): "Nos primeiros meses, fiquei aborrecido por ver que não havia dinheiro suficiente para fazer o filme como achava que deveria ser feito". Segundo ele, o baixo orçamento dificultou a criação de efeitos especiais.

Filme que vale por dois

"O Cálice de Fogo" correu o risco de ser dividido em dois, pois o produtor David Heyman achava a história longa demais para um único filme. O diretor foi contra. "Li a história e vi que havia jeito de fazer um só. É um thriller, mas demora para que Ralph Fiennes encarne o mal no cemitério. Quando consegui visualizar essa cena, percebi que poderia fazer apenas um filme e seguir o livro", disse Newell.

Momentos de pânico

A batalha de Harry Potter com um dragão exigiu que o ator Daniel Radcliffe fosse jogado sobre um telhado, do qual cairia depois, preso a cabos. "Eu me vi balançado pelos calcanhares, de cabeça para baixo, a 12 m de altura. Fui largado e jogado de cabeça em direção ao chão. Eu sabia que era seguro, mas vi minha vida passar diante dos meus olhos em um segundo", disse o ator.

Até debaixo d'água

Radcliffe aprendeu a interpretar debaixo d'água para uma seqüência no fundo do Lago Negro. As cenas foram filmadas num tanque. O ator teve aulas de mergulho por seis meses e passou mais de 41 horas sob a água, em três semanas de filmagem. " Houve a idéia de usar um dublê e cobrir com meu rosto. Teria ficado um lixo. Fico feliz por ter feito, apesar das duas infecções no ouvido."

Não recomendado para crianças

Na Inglaterra, menores de 12 anos só podem ver o longa acompanhados de adulto. A Comissão de Classificação de Filmes o considerou de uma "violência fantástica e um terror moderado". "Fizemos sessões com grupos de adultos e crianças. Os mais preocupados com o fato de o filme assustar eram os pais. Os filhos diziam estar envergonhados com o comportamento deles", disse o produtor David Heyman.

Bruxos a pé

Durante as filmagens de "O Cálice de Fogo", o Ford Anglia azul que aparecia na série foi furtado. O carro voador foi levado de um estúdio da empresa South West Film Studios, no sudoeste da Inglaterra. De acordo com a polícia local, o carro, guardado sob uma lona plástica, estava em más condições e não funcionava. A conclusão foi de que um caminhão deve ter sido usado para transportar o veículo.

Sexualidade em jogo

Um autor britânico, o reverendo Graham Taylor, foi "convidado a sair" de uma escola na Inglaterra no meio de uma palestra após dizer a crianças de 12 anos que Harry Potter é gay. Assim como Rowling, Taylor escreve histórias de magia. "Quanto a Harry Potter, bem, ele não é o único gay da vila", disse Taylor às crianças. "Foi uma brincadeira", disse, depois, o escritor.

Músicos ofendidos

O grupo canadense The Wyrd Sisters resolveu processar artistas das bandas britânicas Pulp e Radiohead e a Warner Bros por causa de uma cena. Segundo o agente do conjunto, os músicos britânicos, que aparecem no Baile de Inverno como a fictícia Weird Sisters (As Esquisitonas, na versão em português), "ameaçam a identidade" da The Wyrd Sisters. A banda do Canadá exige US$ 34 milhões.

Depois de Harry Potter

Após o fim das filmagens do "Cálice de Fogo", Daniel Radcliffe assinou contrato para atuar no longa-metragem "December Boys". Esse filme contará a história de quatro órfãos que vivem na Austrália nos anos 60 e que competem para ser adotados pela mesma família. A produção será comandada por Rod Hardy, que dirigiu episódios do "Arquivo X".

Sinais da adolescência

Por causa das espinhas de Daniel Radcliffe, que estava com 15 anos durante as filmagens de "O Cálice de Fogo", a produção teve de contratar um especialista em efeitos especiais para retocar as imagens e deixar sua pele mais lisinha, de acordo com o jornal "The Sun". Rupert Grint, que vive Rony Weasley, e Emma Watson, que interpreta Hermione Granger, passaram pelo mesmo problema.

Potter pé-de-valsa

Enquanto a maioria do elenco aprendeu em três semanas os passos de dança para as cenas do baile, Radcliffe só teve quatro dias para isso. "A dança foi o momento mais embaraçoso. Eu gostei de fazê-la e me diverti, mas foram gentis comigo. Só me mostraram da cintura para cima. Eu queria aparecer bem no baile porque meus pais foram competidores de dança", disse Radcliffe.

Na lona com atores

Insatisfeito com o desempenho de Oliver e James Phelps (que vivem os irmãos gêmeos mais velhos de Rony Weasley) numa cena de luta, o diretor perguntou qual deles lutaria com ele para aprender. Oliver se apresentou, e Mike Newell o jogou ao chão. "Como um homem de meia-idade, gordo, rolando com rapazes de 17 anos, pode ser uma figura autoritária? Perdi minha dignidade. Ah, e quebrei o quadril."

Labirinto do terror

Para ser tão aterrorizante quanto o descrito no livro, o labirinto que aparece em "O Cálice de Fogo" foi feito com 7,60 m de altura e 12 m de comprimento e contou ainda com efeitos especiais. Suas paredes hidráulicas computadorizadas se moviam independentemente umas das outras, inchando e ondulando sobre os atores após comandos.

Sem tempo para namorar

Durante o lançamento do filme na Inglaterra, jornalistas perguntaram ao trio de protagonistas se eles têm namorados. Emma Watson e Daniel Radcliffe disseram que estão solteiros. Rupert Grint, que vive Rony Weasley, não perdeu a chance de fazer piada. "Estou aprendendo a dirigir. Não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo", disse.

O que vem por aí

Mike Newell foi chamado para dirigir "A Ordem da Fênix", cujas filmagens começam em fevereiro, mas declinou o convite. O comando ficará a cargo de David Yates, mais conhecido por seus trabalhos na TV. A produção ainda busca alguém para interpretar Luna Lovegood. Imelda Staunton deve viver Dolores Umbridge, e atores famosos estão sendo sondados para os papéis de Tonks e Shackelbolt.

     

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.