Harry Potter e o Cálice de Fogo Bartô Crouch Jr. Severo Snape Sirius Black Rony Weasley Rita Skeeter Pedro Pettigrew Minerva McGonagall Cho Chang Vitor Krum Olho-Tonto Moody Lúcio Malfoy Hermione Granger Harry Potter Rúbeo Hagrid Fleur Delacour Alvo Dumbledore Draco Malfoy Cedrico Diggory Harry Potter e o Cálice de Fogo

Coleção Oficial de Personagens de "Harry Potter"

Novo filme alterna humor e tensão

Colaboração para a Folha Online

Agilidade foi a solução encontrada pelo diretor britânico Mike Newell para resumir mais de 700 páginas de "Harry Potter e o Cálice de Fogo" em cerca de duas horas e meia de cenas. O filme dá a impressão de ser mais curto que os outros da série, embora tenham todos mais ou menos a mesma duração. Passagens enormes do livro de J.K. Rowling ficaram de fora, o que deve decepcionar alguns fãs leitores.

Divulgação
Ritmo ágil marca o filme
O quarto longa não mantém o olhar rico que Alfonso Cuarón (de "E Sua Mãe Também") impôs ao terceiro da série, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004).

O mérito de Newell (de "Quatro Casamentos e um Funeral", 1994) é outro: a delicadeza ao alternar o humor e o ameaçador, a cor e a sombra, a ternura e o ódio.

"O Cálice de Fogo" mostra a que veio em suas primeiras cenas, sombrias. Voldemort (Ralph Fiennes) ainda não aparece, mas é ouvido conversando com dois seguidores antes de atingir um homem que o espiona com a "Avada Kedavra", a maldição da morte. Só então aparece Harry Potter (Daniel Radcliffe), que vai com Rony (Rupert Grint), Hermione (Emma Watson) e a família Weasley ver a Copa do Mundo de Quadribol. O estádio, mais imponente que o Senado de "Star Wars", dá uma noção da grandiosidade das imagens que vêm pela frente.

Por meio do Cálice de Fogo de que fala o título do livro, Harry Potter fica sabendo que foi inscrito e escolhido para participar do Torneio Tribruxo, uma perigosa competição entre alunos de três escolas.

Divulgação
Harry aparece com 14 anos
Enquanto pensa num meio de escapar das garras de um dragão, Harry tem de lidar com o desprezo de Rony, que acha que ele anda fazendo de tudo para ser famoso. O protagonista ainda encontra tempo para se apaixonar pela aluna Cho Chang (Katie Leung), mas convidá-la para o baile parece ser a prova mais difícil. E Rony finalmente se dá conta de que sente ciúmes de Hermione.

Naquela fase desajeitada em que ainda não dá para saber como será a aparência na vida adulta, o elenco adolescente evoluiu nas interpretações. Ficam reservadas para Grint algumas das cenas mais divertidas, com suas expressões de desdém e tristeza. O ator cresceu uns bons centímetros, fazendo Radcliffe parecer ainda mais baixo e frágil. Maquiada e com vestido de gala, Emma vira um mulherão nas cenas do Baile de Inverno.

Entre os adultos, Michel Gambon interpreta um Dumbledore mais nervoso e agitado que nos livros. Brendan Gleeson manda bem como o Olho-Tonto Moody, o novo professor de defesa contra as artes das trevas.

A tão esperada aparição de Voldemort dificilmente decepciona quem aguardou esse tempo todo tentando imaginar como ele seria. Ralph Fiennes dá uma boa expressão para o maior desafeto de Harry Potter. Mas a grande batalha entre os dois está só começando.

     

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.