Harry Potter e o Cálice de Fogo Bartô Crouch Jr. Severo Snape Sirius Black Rony Weasley Rita Skeeter Pedro Pettigrew Minerva McGonagall Cho Chang Vitor Krum Olho-Tonto Moody Lúcio Malfoy Hermione Granger Harry Potter Rúbeo Hagrid Fleur Delacour Alvo Dumbledore Draco Malfoy Cedrico Diggory Harry Potter e o Cálice de Fogo

Coleção Oficial de Personagens de "Harry Potter"

Quinto filme chega só em junho de 2007

Colaboração para a Folha Online

Se "Harry Potter e o Cálice de Fogo" teve problemas com a censura --na Inglaterra, crianças até 12 anos só podem vê-lo no cinema acompanhadas de um adulto--, o quinto filme da saga promete causar ainda mais desconforto. Previsto para estrear em junho de 2007, "Harry Potter e a Ordem da Fênix" deve mostrar, como no livro de J.K.Rowling, o bruxinho numa fase rebelde, uma grandiosa batalha entre o bem e o mal e a morte de um dos personagens principais.

As filmagens, orçadas em US$ 150 milhões, nem começaram --a previsão é de que iniciem em fevereiro de 2006--, mas o longa está dando o que falar. A idéia de filmá-lo em Praga teria sido descartada pelos pais de Daniel Radcliffe, 16 anos, preocupados com o turismo sexual na capital checa. O cenário principal será Leavesden, no norte de Londres. Uma cena de perseguição sobre vassouras acima do rio Tâmisa também enfrentou barreiras: conselhos britânicos não gostaram da idéia de usar cenários londrinos como locações. "Quero fazer uma grande perseguição passando por paisagens famosas de Londres, mas não tem sido fácil arranjar", disse David Yates, escolhido para dirigir o quinto episódio.

O britânico foi chamado após seu conterrâneo Mike Newell, que dirigiu o quarto filme, recusar o convite para assumir a seqüência. "Yates não só tem paixão pelo mundo de Harry Potter como é um ótimo diretor, com um senso visual afiado, que preenche cada imagem com humanidade", disse o produtor David Heyman, justificando a contratação.

Yates não tem currículo extenso como seus antecessores. Ele fez telefilmes para a HBO, como, por exemplo, "The Girl in the Café" (2005). Tem poucos longas em seu currículo, como "The Tichborne Claimant" (1998), que nem passou no Brasil, e fez episódios de séries de TV como "The Sins" (2000).

O roteiro também mudou de mãos. Pela primeira vez, a função não ficou com Steven Kloves. Como Yates, Michael Goldenberg fez poucos trabalhos no cinema. Entre eles, o roteiro de "Peter Pan" (2003), protagonizado por Jason Isaacs (o Lúcio Malfoy dos filmes de Harry Potter).

Em maio, Daniel Radcliffe acalmou os fãs ao confirmar que será Harry novamente. Ele chegara a dizer numa entrevista que estava cansado do personagem e que não sabia se faria todos os filmes. Radcliffe diz que o bruxinho vai passar pelos dramas da idade: "Ele estará mais adolescente e mais vulnerável a emoções."

Mais uma vez, nomes de peso entram no elenco. Entre os confirmados, o peso-pesado é Imelda Staunton, 49, de "O Segredo de Vera Drake" (2004). Ela será a nova professora de Defesa contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge, que vai atormentar a vida de Harry. Em setembro, a produção anunciou a busca por alguém para interpretar Luna Lovegood, a estranha aluna de Hogwarts que vira amiga de Harry. Na época, segundo a "BBC Newsround" , a equipe de escalação de elenco visitou escolas do Reino Unido em busca da atriz ideal.

Na história, Harry Potter volta a Hogwarts ainda abalado por tudo o que aconteceu no ano anterior. Tem de lidar com a boataria a seu respeito e com a perseguição da imprensa, o que o deixa com aquele típico mau humor adolescente. Tem ainda de se entender com a odiável Dolores Umbridge. Enquanto isso, descobre um misterioso grupo de bruxos chamado Ordem da Fênix e tenta aprender mais sobre sua importância na luta contra o Lorde das Trevas. Nas palavras de J.K.Rowling, "A Ordem da Fênix" inaugura a fase "dark" do personagem. Como se "O Cálice de Fogo" já não fosse sombrio o bastante.

     

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.